- O volume de concreto usado na construção da hidrelétrica (12,7 milhões de m³) seria suficiente para a construção de 210 estádios de futebol do tamanho do Maracanã, no Rio de Janeiro.
- A vazão máxima do vertedouro da Itaipu (62,2 mil metros cúbicos por segundo) é 40 vezes superior à vazão média das Cataratas do Iguaçu (1.500 metros cúbicos por segundo).
- A quantidade de ferro e aço usada possibilitaria a construção de 380 Torres Eiffel.
- 40 mil trabalhadores participaram da construção da usina no auge das obras.
- 1.350 km² é o tamanho do lago formado pelo reservatório da Itaipu, extensão maior que toda a área urbana da cidade de São Paulo.
- A altura da barragem principal (196 metros) corresponde à altura de um prédio de 65 andares.
- 20 milhões de mudas de árvores nativas foram plantadas na faixa de proteção do reservatório. Foi o maior reflorestamento do gênero feito no mundo.
- A vazão de duas turbinas da usina (700 metros cúbicos de água por segundo cada) equivale à vazão média das Cataratas do Iguaçu.
- Em um só dia, 14 de novembro de 1978, Itaipu bateu um recorde sul-americano durante a concretagem da barragem, quando foram lançados na obra 7.207 metros cúbicos de concreto equivalente a um prédio de dez andares a cada hora. Ou 24 edifícios no mesmo dia.